Taty

Olá como estão?  No nosso post de hoje conheceremos um pouco mais sobre o significado da Pedra Amazonita. Então vamos lá conhecer mais sobre esta pedra?

A pedra Amazonita é um feldspato, com presença básica de potássio, alumínio e silício, possui uma coloração verde que varia dos tons mais claros até mais escuros, em alguns casos até mesmo azulada. Tem um aspecto leitoso e seus tons esverdeados se misturam a algumas “listras” esbranquiçadas que formam esta bela mescla de verde e branco tão característica na Pedra Amazonita.   É comumente encontrada no Brasil, Estados Unidos, Índia e Madagascar.

História, origem e significado da pedra Amazonita

Há duas histórias conhecidas sobre a origem do nome Amazonita. A primeira é que teria este nome devido a  descoberta de uma jazida de pedras verdes na região do Rio Amazonas (não se sabe ao certo se era mesmo a Amazonita) e que mundo afora o nome Amazonita para esta pedra pegou e assim ficou. Em algumas regiões ela também é conhecida como Pedra Amazonas.

A outra história conta que a Pedra Amazonita recebeu este nome em homenagem as amazonas, tribo de mulheres guerreiras da mitologia grega. Possivelmente porque esta pedra simboliza a coragem tão presente nas histórias destas lendárias guerreiras.

detalhe da pedra amazonita mais de perto

Detalhe da Pedra Amazonita. Podemos ver as listras verdes e brancas que se formam ao longo da pedra.

detalhe das cores verde e branco da pedra amazonita

A mescla de verde e branco dá um charme especial a Pedra Amazonita


No antigo Egito era comum o uso da pedra Amazonita como adorno. A famosa Máscara do jovem rei Tutancâmon foi confeccionada com ouro maciço, Lápis-Lázuli, Amazonita e outra pequenas pedras semi-preciosas.

Algumas literaturas ainda ligam a Amazonita a tribos indígenas antigas, onde seriam usadas como adorno e como pedra de cura. A Pedra Amazonita é conhecida principalmente por promover calma, trazer boa sorte e aguçar a intuição.

Características, poderes e propriedades da Pedra Amazonita

A cor verde da pedra Amazonita nos remete a sensação de equilíbrio, harmonia e calma, por isso é interesse usar esta pedra como ornamento na decoração do ambiente. Em um canto da sala de casa ou no escritório por exemplo é uma boa pedida!

ideia de como decorar casa com amazonitas

Na minha casa uso algumas Pedras Amazonitas próximo a vasos de plantas

A pedra Amazonita estimula o auto conhecimento, a auto disciplina e auxilia no equilíbrio do caos interno que enfrentamos de vez em quando devido a rotina e obrigações diárias. Ajuda a superar situações traumáticas e a alinhar corpo físico e espiritual.

Acredita-se que a pedra Amazonita seja capaz de filtrar ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos celulares e micro-ondas, dissipando-as e evitando que nos faça mal.

A amazonita é uma das pedras que regem o signo de virgem. Falamos sobre ela no nosso post sobre pedras dos signos. 

Para quem costuma ter sonhos recorrentes com determinada situação, lugar ou objeto, a pedra Amazonita é um ótimo amuleto para ajudar a decifrar o que este sonho significa. Normalmente usa-se uma Amazonita debaixo do travesseiro ao dormir.

Amazonita X Quartzo Verde

Algumas pessoas costumam confundir a Pedra Amazonita com o Quartzo Verde. As duas tem uma colocação bem parecida o que justifica essa confusão, por isso colocamos aqui uma foto comparativa para ver a diferença entre as duas. Como podemos ver na foto abaixo, a pedra Amazonita (primeira fileira da foto) tem um aspecto mais leitoso e opaco, acredito que devido a presença desses detalhes brancos, e uma coloração verde mais puxado para o menta, uma cor mais “aberta” digamos assim. Já o quartzo verde tem um tom mais escuro e é uma pedra mais cristalina e mais brilhante, o verde dela é mais límpido, quase não se vê impurezas ou detalhes de outra cor.  Como as duas tem propriedades bem diferentes, deixaremos para falar sobre o quartzo verde em um outro post.

diferença entre amazonita e quartzo verde

Na foto acima podemos ver melhor a diferença entre a pedra amazonita (primeira fileira) e o quartzo verde.

Em 2011 foi criada uma nova tabela de bodas de casamento onde cada data comemorativa é representada por uma pedra e a Amazonita foi escolhida para representar as bodas de 61 anos de casamento. Veja como ficou a nova tabela de bodas.

Além de muito bonita, vimos que a Amazonita é uma pedra que vale a pena ter por perto. Espero que vocês tenham gostado e qualquer sugestão ou dúvida não deixem de entrar em contato conosco através de nossos canais.

Quer encontrar seu acessório de Pedra Amazonita? Aqui no Semijóias Online temos várias peças lindas para você escolher:






Author:
Olá sou a Taty, meio mineira, meio paulista (nascida em São Paulo mas mineira de coração) e desde criança sou envolvida por este fantástico mundo das pedras, seus significados e misticismo. Aprendi a usá-las não só em benefício para alma mas também para embelezar o lado exterior.

2 Comentários

  1. Taty
    23/11/2016 at 04:30

    Obrigada Verônica. Fico feliz que esteja gostando. Beijos!!!

  2. Veronica
    Veronica
    19/11/2016 at 15:10

    Obrigada pelos posts, tô adorando saber isso tudo sobre as pedras, belo trabalho! Beijos!

Deixe uma resposta

Your message*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nome*
Email*
Url