Taty

Olá queridas leitoras!

Como têm passado?

Hoje começo aqui no blog uma série de textos bem legais e informativos sobre cada uma das pedras usadas para confeccionar nossas peças. Afinal, essas belas pedras não servem só como um ornamento. Elas são cheias de significados e misticismo, algumas tem belíssimas histórias para contar!

E como não poderia ser diferente começo essa série com a minha pedra favorita: vamos saber o significado da pedra Ametista. Então vem comigo e venha aprender um pouco mais sobre essa maravilha da natureza.

História, origem e significado da pedra Ametista

História, origem e significado da pedra Ametista

A Ametista é uma pedra cercada de muitos mistérios, histórias e simbologia

A Ametista é uma variedade de pedra do quartzo e essa cor roxa/lilás ocorre devido a presença de impurezas de ferro ou manganês presentes em sua composição. É encontrada em maior quantidade na América do Sul (Brasil, Uruguai, Bolívia e Argentina) e na África.

Muitas são as explicações para a origem do nome dessa fantástica pedra. A mais difundida é que  o nome Ametista tenha origem nas raízes gregas e seria uma junção do termo “a” que significa “não” e “methuskein” que significa algo como “intoxicação”. Reza a lenda que os antigos gregos acreditavam que se consumissem bebidas alcoólicas em copos feitos de ametista não iriam ficar bêbados.

Outra história muito legal, liga a Ametista a mitologia romana. O deus do vinho Baco, certa vez foi insultado  por um simples mortal. Ele jurou que o próximo mortal, que cruzasse seu caminho , seria atacado por seus tigres. E eis que surge uma bela ninfa chamada Amethysta. A deusa Diana para proteger Amethysta da ira de Baco, a transformou em uma bela estátua de quartzo transparente. Baco arrependido, chorou lágrimas de vinho sobre a donzela de pedra, criando uma pedra roxa.

A Ametista pela sua cor roxa, sempre foi uma pedra muito apreciada pelos nobres e pela realeza, se destacando em algumas jóias da Coroa britânica.

Há até mesmo uma ligação desta pedra com os bispos católicos. Em alguns países, ela é chamada de “Pedra do Bispo” sendo até hoje usada por estes religiosos. Para eles, a Ametista simboliza devoção e fidelidade a igreja e a seus princípios, humildade, sabedoria e sinceridade. Dizem até que ela representa A Era de Aquário. Fantástico não é mesmo? E ainda existem muitas e muitas outras histórias por aí.

Significado da Pedra Ametista e seus Poderes

O significado da pedra ametista e seus poderes
Existem poderes ocultos no significado da pedra Ametista

No planos espirituais, emocionais e físicos a Ametista representa calma, sensação de paz, quietude mental,  purifica a aura e a protege contra forças negativas. É uma pedra que tem uma ligação muito importante com a meditação. Sua cor é ligada à vibração do “terceiro olho” (dibba cakkhu) no chakra agna (testa). No Tibete, a Ametista é considerada sagrada para Buda, rosários e terços budistas são confeccionados com esta bela pedra.

Por ser uma pedra da mente, a Ametista é muito usada contra estresse. Quando nos sentimos sobrecarregadas, deprimidas e cansadas, carregar uma pedra de Ametista ou usar próximo ao corpo um acessório por exemplo, ajudar a acalmar, esclarecer pensamentos e alcançar a harmonia interior.

No campo físico, a Ametista é usada para aliviar dores e inchaço no corpo pois atua no sistema nervoso.

Como combinar seus acessórios?

O roxo é uma cor muito interessante para quem gosta de variar os looks pois vai bem tanto com tons mais coloridos e alegres como vermelho, rosa, azul e verde, quanto com os tons mais sóbrios e mais fechados como vinho, marrom, beige, cinza e preto. Aproveite e crie misturas de cores com um belo colar de Ametista e brincos e anéis poderosos!

 

Você sabia?

  • A Ametista é a pedra de aniversário para quem nasceu no mês de fevereiro.
  • É a pedra dos signos de Peixes, Virgem, Áries, Sagitário, Capricórnio.
  • Os cursos e profissões representados pela pedra Ametista são:  Design de Moda, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras, Dietista, Teologia, Biblioteconomia, Pedagogia, Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Sociologia e Técnico em Administração.

Observação importante: As propriedades de todas as pedras que colocamos aqui são apenas um auxílio nos casos de problemas físicos e não deverão jamais substituir um tratamento médico, ok?

Gostou? O Semijóias Online tem lindos acessórios de Pedra Ametista

Espero que tenham gostado do post! Selecionamos abaixo belos acessórios feitos com pedra Ametista para você!

Author:
Olá sou a Taty, meio mineira, meio paulista (nascida em São Paulo mas mineira de coração) e desde criança sou envolvida por este fantástico mundo das pedras, seus significados e misticismo. Aprendi a usá-las não só em benefício para alma mas também para embelezar o lado exterior.

Deixe uma resposta

Your message*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nome*
Email*
Url