Taty

Olá meninas como estão?

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma dica de viagem e passeio que tem tudo a ver com essa nossa atmosfera das Pedras Preciosas e Semipreciosas: Saímos a procura de pedras em Ouro Preto, Minas Gerais.

Por suas construções Barrocas e Coloniais, Ouro Preto foi declarada em 1980 Patrimônio Cultural da Humanidade

No feriado do dia 7 de setembro o maridão teve a ideia de largarmos um pouco nossa correria diária, pegar a motoca e dar um pulinho bate e volta até Ouro Preto. A ideia claro, foi super aceita. Moramos em Belo Horizonte que fica a apenas 98 km de Ouro Preto e eu nunca tinha ido até lá para fazer um passeio.

A cidade, como em todo feriado lá, estava bem cheia mas muito agradável. Logo ao chegar ao centro de Ouro Preto  já dá pra ver porque tanta gente vem de longe para conhecê-la: A arquitetura colonial presente nas construções muito bem preservadas é deslumbrante. Ouro Preto tem hoje o maior conjunto homogêneo e preservado de arquitetura Barroca do Brasil. A beleza é tanta que você se sente transportado para séculos atrás.

Breve História da Cidade de Ouro Preto

As belas ruas da cidade de Ouro Preto nos transporta para séculos atrás

As belas ruas da cidade de Ouro Preto

Bares, lojas, restaurantes e cafés de Ouro Preto são uma atração a parte

Bares, lojas, restaurantes e cafés de Ouro Preto são uma atração a parte


A cidade de Ouro Preto foi a primeira capital de Minas Gerais e sua história começou por volta do século XVI com a chegada dos bandeirantes que estavam nessa região a procura de ouro e pedras preciosas. Começou como vários arraiais e se tornou uma vila em 1711, recebendo nome de Vila Rica. Em 1823, Vila Rica se torna capital da Província de Minas Gerais e passa a ser chamada de Imperial Cidade de Ouro Preto e anos mais tarde se tornou a sede da Inconfidência Mineira.

(Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Ouro Preto: www.ouropreto.mg.gov.br)

Pedras em Ouro Preto: Beleza e preciosidade em cada esquina

Começando a andar por Ouro Preto nas principais  ruas do centro, nosso coraçãozinho de apaixonadas por pedras já começa a palpitar. Há várias lojas com vitrines lotadas de pedras lindíssimas. Além das jóias confeccionadas com as pedras encontramos também pedras brutas e algumas lapidadas a venda. Algumas loja ainda oferecem uma visita a fábrica de jóias onde se pode acompanhar o processo de confecção e até lapidação das pedras. Fiquei encantada com as vitrines e não conseguia sair das lojas. Comecei até a achar que tinha mais pedras em Ouro Preto do que gente! (exagero nada né rsrsrsrs) É realmente muito bonito. 

As drusas são mais um exemplo das belas Pedras em Ouro Preto. É possível ver nas lojas diversas pedras naturais, lapidadas e em estado bruto

Drusas de Pedras Naturais em Ouro Preto

Ouro Preto é um dos principais polos produtores de pedras naturais e gemas do mundo

Ouro Preto é um dos principais polos produtores de pedras naturais e gemas do mundo

filetes de topázio imperial lapidados da cidade de Ouro Preto

As pedras cor de pêssego na imagem acima são topázio imperial lapidado. Lindíssimas!

Turmalinas e piritas são só algumas das diversas pedras que pude ver por Ouro Preto

Turmalinas e piritas são só algumas das diversas pedras que pude ver por Ouro Preto

O carro chefe da produção de jóias da cidade é a Pedra Topázio Imperial. Ouro Preto é a principal produtora de topázio imperial do mundo (em breve farei um post falando da topázio imperial para vocês), nas joalheiras da cidade é possível encontrá-la de diversos tamanhos. Além da Topázio Imperial, havia nas vitrines muito coisa confeccionada em Pedra Ametista, Turmalina, Olho de Tigre, Lápis Lázuli, Ônix , Jades de diversas cores, enfim, não dá para falar de todas que vi senão vou escrever eternamente, é muita pedra bonita.

Fui descendo a rua e vi uma feira (quem me conhece sabe que tenho tara por feiras de artesanatos), lógico que desci e fui conhecer né. Aí me apaixonei por Ouro Preto de vez.

Lá tem uma feira que fica em frente a Igreja São Francisco de Assis conhecida como Feirinha da Pedra Sabão. É uma feira com várias peças de artesanato local, confeccionadas não só em Pedra Sabão, mas em madeira e outras materias também. Tem muita coisa bonita: Animais em pedras, réplicas das Igrejas e dos pontos turísticos de Ouro Preto, lembrancinhas, estatuetas, quadros e claro, pedras semipreciosas. Nas barraquinhas tinham caixas com Pedras Brutas, lapidadas e peças feitas com elas também.  Apesar de estar muito cheia, achei traquilo andar por lá, os vendedores e donos das barraquinhas são muito atenciosos e os visitantes não andam esbarrando em você. Foi um passeio muito agradável.

Feira de artesanato do Largo do Coimbra em Ouro Preto, também conhecida como Feirinha de Pedra Sabão é um das atrações turísticas mais importes de Ouro Preto

Feira de artesanato do Largo do Coimbra em Ouro Preto, também conhecida como Feirinha de Pedra Sabão é um das atrações turísticas mais importes de Ouro Preto

Feira de Artesanato Largo do Coimbra

Popularmente conhecida como “A Feirinha de Pedra Sabão”, a Associação de Expositores do Largo do Coimbra (ADELC) se reúne, desde 1995 em frente à igreja de São Francisco de Assis, para comercializar e expor suas obras. Fontes históricas apontam que o espaço ao qual se encontram os feirantes era um “entreposto” para trocas e vendas de mercadorias e serviços desde 1824. A feira conta hoje com mais de 50 bancas para atender, da melhor forma, turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Neste espaço são vendidas jóias, como colares, brincos, anéis e pulseiras, camisetas e bonés bordados, pedras preciosas e peças decorativas em pedra sabão. Um ótimo espaço para comprar presentes e guardar recordações de Ouro Preto.

Fonte: Portal do Turismo de Ouro Preto

Na feirinha de Pedra Sabão de Ouro Preto além das pedras encontramos belíssimos artesanatos

Artesanato das diversas banquinhas da feira

Na feirinha de Pedra Sabão de Ouro Preto há artesanato para todos os gostos

Na feirinha de Pedra Sabão de Ouro Preto há artesanato para todos os gostos

Na feira do Largo do Coimbra em Ouro Preto se encontra uma vasta variedade de pedras naturais

E claro, mais pedras naturais, de todas as cores e tamanhos

Na feira de Artesanato do Largo Coimbra de Ouro Preto há uma grande variedade de Gemas e Pedras Preciosas e Semipreciosas

A cada banquinha que percorremos mais beleza se revela


Depois do meu marido quase me arrancar a força da feirinha fomos visitar outras coisas na cidade e digo a vocês, há muito coisa legal para se fazer e para conhecer em Outro Preto. Há o Trem da Vale que sai diariamente da Estação Ferroviária de Ouro Preto com destino a cidade de Mariana (fiz esse passeio e recomendo, foi delicioso andar de trem). Há mais ou menos 18 igrejas e capelas coloniais na cidade (cada uma mais linda que a outra), vários museus, dentre eles o Museu da Inconfidência e o Museu Aleijadinho, excelentes restaurantes, bares e cafés. Enfim, visitar Ouro Preto e conhecer um pouco da história do Minas Gerais e do Brasil é uma experiência fantástica. Com certeza voltarei com mais tempo para conhecer tudo que ainda não vi por causa da correria.

Nas ruas e na feirinha de Pedra Sabão de Ouro Preto encontramos uma infinidade de Pedras Preciosas e Semipreciosas

As encantadoras pedras preciosas e semipreciosas de Ouro Preto

Para quem quiser conhecer nossa Ouro Preto deixo só duas dicas preciosas:

  • Sapato com salto nem pensar! As ruas da cidades são bem íngremes e de pedras sobrepostas, não é asfalto, então andar de salto lá é missão impossível. Leve calçados baixinhos e confortáveis, de preferência um tênis, até porque lá se anda muito.
  • Se for visitar Ouro Preto em feriados tente reservar uma pousada ou um hotel antes. Devido a grande procura pode ser que não se encontre hospedagem na hora.

Vou deixar aqui alguns links úteis para quem quiser saber mais sobre a cidade.

http://www.ouropreto.mg.gov.br

http://www.adelcfeiradepedrasabao.amawebs.com

http://www.ouropreto.mg.gov.br/


Bom, é isso meninas. Espero que vocês tenham gostado do post.

Um grande beijo e até a próxima!!

Author:
Olá sou a Taty, meio mineira, meio paulista (nascida em São Paulo mas mineira de coração) e desde criança sou envolvida por este fantástico mundo das pedras, seus significados e misticismo. Aprendi a usá-las não só em benefício para alma mas também para embelezar o lado exterior.

2 Comentários

  1. Taty
    19/05/2016 at 22:17

    Oi George, entre em contato comigo através do email relacionamento@semijoias.com.br para que possamos conversar.Acredito que poderei dar algumas dicas de como conseguir fazer essas compras 😉

  2. george
    george
    19/05/2016 at 22:11

    ola taty boa noite, pois eugistaria de entrar em contato com algum lapidador de pedras , pois eu gostara de comprar no atacado

Deixe uma resposta

Your message*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nome*
Email*
Url